FENABAN assina acordo para redução de conflitos trabalhistas

Com a presença do secretário de Emprego e Relação do Trabalho do Estado de São Paulo, David Zaia, os bancos associados à FENABAN – Federação Nacional de Bancos – e os sindicatos ligados à FEEB (Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de SP e MS) se reúnem hoje, dia 07 de fevereiro, para a assinatura do acordo de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho.

Pelos termos do acordo, as instituições disponibilizarão canais seguros de comunicação, tais como e-mail, sistema de mensagens e contato telefônico via 0800, por meio dos quais os funcionários poderão manifestar eventual insatisfação em relação a conflitos de qualquer natureza no ambiente de trabalho, tais como discriminação, questões não resolvidas, assédio sexual e moral. Outra opção é o trabalhador encaminhar sua demanda diretamente ao banco ou por meio do sindicato.

Uma informação importante diz respeito ao caráter das insatisfações encaminhadas, que terão, obrigatoriamente, de tratar de casos concretos, em que haja identificação do fato e do local, podendo, o autor da denúncia, preservar seu anonimato.

“O principal objetivo é, ao primeiro sinal de ocorrência desse tipo de situação, tomar providencias para evitar que o fato se concretize”, afirma o diretor de Relações do Trabalho da FENABAN, Magnus Ribas Apostólico.

Os bancos signatários do acordo são: Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco, Santander, Citi, Safra, BICBANCO, Banco Votorantim e CAIXA.

O acordo com a FEEB é o segundo do programa de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho. No último dia 24, os sindicatos ligados à Contraf/Fetec assinaram o mesmo acordo na sede da FEBRABAN.

FEBRABAN
Diretoria de Comunicação


Galeria de Fotos, clique aqui.


Imprimir