Pronunciamentos

17/01/2014
Prazo para prova de vida termina em fevereiro

A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN lembra que o prazo para realização da prova de vida nas instituições financeiras ocorre até o dia 28 de fevereiro. Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recebem o benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético devem realizar o processo para comprovação de vida e renovação de senha.

De acordo com o INSS, aproximadamente 4,7 milhões de beneficiários ainda não atenderam à convocação dos bancos para a realização da renovação da senha junto às agências bancárias onde habitualmente recebem seus benefícios.

“Os bancos investiram e empenharam todos os esforços para que o processo transcorra de forma organizada, sem causar transtornos à população”, afirma Walter de Faria, diretor adjunto de operações da FEBRABAN.


Esclarecimentos sobre a Prova de Vida do INSS:
1) Quais documentos são necessários para a realização da renovação de senha/Prova de Vida?
R – Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, CNH, entre outros)

2) A Prova de Vida/Revalidação de Senha também pode ser feito por procuração?
R. Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente nomeado pelo INSS.

3) Se o aposentado não puder ir até a agência por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a Prova de Vida/Revalidação de senha será feita?
R. Em caso de impossibilidade do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Neste caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social (APS), munido de Procuração registrada em Cartório (caso o beneficiário não possa comparecer) e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.

4) Esse procedimento pode ser feito por biometria?
R. O uso de biometria é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la.


Atendimento à imprensa:

INSS - Instituto Nacional do Seguro Social
Assessoria de Imprensa
Informações para a Imprensa
(61) 3313-4800
imprensa@inss.gov.br


FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
11 3244-9831/9942
Twitter: @febraban
imprensa@febraban.org.br


Assuntos relacionados


Imprimir

Av. Brig. Faria Lima, 1.485 - 14º andar • CEP.: 01452-921 - São Paulo • PABX .: 55 11 3244 9800 • FAX.: 55 11 3031 4106 • Mapa de Localização
© 2008 FEBRABAN - Gerência de Sistemas - Todos os direitos reservados