Pronunciamentos

07/05/2012
ISEB FEBRABAN: Juros e Poupança

Veja nesta edição do Informativo Semanal de Economia Bancária da FEBRABAN que a mudança nas regras da poupança funcionou como estímulo adicional para o mercado trabalhar com a expectativa de novos cortes na Taxa Selic. A estimativa para a taxa no final do ano (8,5% a.a.), que já havia aparecido em nossa Pesquisa de Projeções e Expectativas (veja resumo na pág. 3) foi confirmada pela pesquisa Focus divulgada na manhã de hoje.

A rigor, diversos analistas já trabalham com projeções até menores, na faixa de 8% a.a.. Como já destacamos na semana passada, a postura do BC tem sido pragmática e mostra grande preocupação com o nível de atividade da economia. Nesse sentido, enquanto não houver indicações de uma recuperação importante da atividade doméstica e/ou seguirmos assistindo a uma piora das expectativas em relação ao cenário externo, o Copom continuará reduzindo a Taxa Selic.

A questão que se coloca é até que ponto essas reduções vão estimular uma ampliação significativa da oferta de crédito doméstica. Alguém já disse que “você pode levar um cavalo até a beira do rio, mas não conseguirá obrigá-lo a beber água”. É possível criar condições mais favoráveis à expansão do crédito reduzindo as taxas básicas, mas uma ampliação efetiva das operações passa por uma postura mais agressiva, tanto dos emprestadores como dos tomadores de crédito, que por sua vez depende de expectativas econômicas mais otimistas.

No entanto, os números da nossa pesquisa de projeções seguem apontando uma postura cautelosa dos agentes econômicos, que reflete precisamente a deterioração do cenário externo, combinada com um nível ainda elevado de inadimplência no mercado doméstico (que se refletiu, por exemplo, nos balanços do 1T12 das instituições financeiras). É esse o “paradoxo” da conjuntura atual: a piora nos indicadores (especialmente externos) abre espaço para quedas adicionais dos juros básicos, mas ao mesmo tempo parece impor uma cautela adicional aos agentes econômicos.

Diretoria de Comunicação da FEBRABAN
imprensa@febraban.org.br
3244-9831/9942
www.febraban.org.br
Twitter: @FEBRABAN


Confira ISEB na íntegra:


Assuntos relacionados


Imprimir

Av. Brig. Faria Lima, 1.485 - 14º andar • CEP.: 01452-921 - São Paulo • PABX .: 55 11 3244 9800 • FAX.: 55 11 3031 4106 • Mapa de Localização
© 2008 FEBRABAN - Gerência de Sistemas - Todos os direitos reservados