Autorregulação

Sistema Brasileiro de Autorregulação Bancária
Clique para ter acesso aos telefones e canais de atendimento dos bancos

A Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN cumprindo sua vocação de representar o setor bancário e de fortalecer a sua relação com a sociedade liderou, em conjunto com os maiores bancos do País, a criação do Sistema Brasileiro de Autorregulação Bancária.

A autorregulação possibilitará aos bancos, em conjunto com a sociedade, harmonizar o sistema bancário, suplementando as normas e os mecanismos de controle já existentes.

A plena concorrência é essencial para a manutenção dos direitos do consumidor. Assim, a FEBRABAN desenvolveu a autorregulação como um sistema voluntário, focado na sadia concorrência do mercado, na elevação de padrões e no aumento da transparência em benefício dos consumidores. Ao se tornar voluntário na integração do sistema de autorregulação, aderindo aos mais elevados padrões ético e de conduta, cada banco atesta o comprometimento com os seus consumidores e com a sociedade brasileira.

Os bancos fazem parte do dia-a-dia das pessoas, possibilitando desde o pagamento e o recebimento de salários, aposentadorias, impostos, taxas, contas e compras, até a tomada de empréstimos e aplicação em investimentos. Apenas em 2007, foram realizadas algo em torno de 41 bilhões de transações, muitas das quais nas mais de 18.000 agências distribuídas no País. Números dessa magnitude mostram o quanto um sistema bancário saudável, ético e eficiente é essencial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

As atividades bancárias, por sua importância, complexidade e dinamismo, são reguladas por um número considerável de normas voltadas à estruturação do Sistema Financeiro e ao relacionamento entre os bancos e seu público. Diversas entidades asseguram que tais normas sejam devidamente respeitadas. Dentre elas, o Banco Central, os órgãos de defesa do consumidor, os tribunais, as organizações não-governamentais e os veículos de comunicação. Esse sistema de normas e mecanismos de controle é reconhecidamente sólido e eficaz. Não obstante, sempre haverá o que ser aperfeiçoado.


SITE AUTORREGULAÇÃO BANCARIA

Imprimir



SAC BANCOS

Av. Brig. Faria Lima, 1.485 - 14º andar • CEP.: 01452-921 - São Paulo • PABX .: 55 11 3244 9800 • FAX.: 55 11 3031 4106 • Mapa de Localização
© 2008-2009 FEBRABAN - Gerência de Sistemas - Todos os direitos reservados